sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sim, Somos um Rio


Manifeste-se! Brade aos quatro ventos sua insatisfação!

O Rio acaba de sair de um belo processo de reaproximação de seus eleitores com a política: muitos jovens se manifestaram pró-Freixo e outros tantos – como eu – se mostraram contrários a certas posições deste; valeu pela conscientização.
Contudo, a questão que aqui será posta e proposta é suprapartidária: afetará a todos.

No primeiro dia de 2013 todos nós, cidadãos cariocas, moradores da cidade mais cara do mundo, dependentes do ônibus como transporte de massa – o que em si já é absurdo – pagaremos ultrajantes R$ 3,05 de tarifa. O salário não vai aumentar. As linhas de ônibus não transitarão 24h por dia. Não haverá ar condicionado em todas as linhas até 2016; se é que um dia haverá.

Eduardo Paes, prefeito reeleito com margem excessivamente alta de votos e perpetrador da tarifa, aprenderá a partir deste, que é mais um de tantos manifestos contrários aos escorchantes valores do transporte público no Rio – visto que Metrô e Trem, pelo serviço oferecido, são caros em demasia – que realmente Somos um Rio. E o Rio unido não será vencido por divisões ideológicas, por prefeitos arrivistas, por políticos inertes, por empresários mesquinhos, por concessões suspeitas.
Clamo aqui e agora que, além de assinarem o abaixo-assinado já existente sobre o tema – link disponível abaixo –, façamos dessa batalha uma luta política.
Eleitor, uma nova legislatura começará no mesmo dia do aumento da passagem de ônibus. Vamos pressionar os vereadores eleitos a se manifestarem sobre o tema. E que se manifestem a nosso favor. A bancada contrária a gestão do prefeito terá de se manifestar. O PT que vive clamando ser o partido do povo, dos trabalhadores, terá de se manifestar. Será que os nobres vereadores do PT, do DEM, do PSDB, do PSOL, e partidos menores acham justo o reajuste?

Nossa função é cobrá-los. É a beleza da democracia. Se milhares repudiarem o reajuste acima da inflação, se milhares repudiarem o descaso político com o aumento, tenho certeza, as prioridades começarão, enfim, a mostrar sua cara. A prioridade somos nós. Sim, Somos um Rio. À luta!

LINK DO ABAIXO-ASSINADO: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N30605


16 comentários:

Gustavo Romano disse...

Sem dúvida esse é seu melhor texto. Esse é o momento de provarmos que a mudança já começou.

Unknown disse...

A proposta é excelente, assim como o texto.
Vamos aguardar os nossos fãs (!!!!!!!!!) entrarem e colaborarem na mudança do RJ!

Bruno Linhares disse...

Pior que isso virou já o "mimimi" dos freixetes...

Srs, vale a pena dar uma idéia da meta deste abaixo-assinado. Quem pode dizer o número mínimo de assinaturas necessárias para o Min. Público REALMENTE dar alguma atenção para ele?

Unknown disse...

Já virou o mimimi desses malas, com certeza.
Mas estamos tentando trazer a 'força' deles pro nosso blog (nunca pro meu lado) e pra essa petição que é um modo de tentar alguma coisa!

Não sei te informar isso, Andarilho.

Bruno Linhares disse...

Pois é, Lucas. O mal dessas petições online é que nunca alguém prova que elas surtiram algum efeito concreto.

Não deixa de ser útil para, pelo menos, mostrar para um vereador e convencê-lo a apoiar a causa.
Talvez algum vereador recém-eleito queira ajudar.

Gabriel Amaral disse...

Envaidecido com seu elogio. Obrigado mesmo, Gustavo. Somos nós três deste Blog o exemplo que visões políticas distintas não impedem que prospere a amizade e não impedirá que prospere o que é certo. Abraços!

Gabriel Amaral disse...

Agradeço a ti da mesma forma fraternal que agradeci ao Gustavo. A mudança virá, gradativa e lenta, mas duradoura. Abraços.

Gabriel Amaral disse...

Os Freixetes mais como direi?, xiitas, acharam que é a bandeira deles aqui. Não, não é. Aqui está a bandeira de todos que pagarão o valor absurdo de passagem. Infelizmente até agora ainda não sei quantas assinaturas são necessárias para nos fazermos voz ativa, mas iremos em busca disso e de vereadores que queiram nos ajudar. O convite já está aqui estendido. Viu, Freixo? É assim que se faz.

Unknown disse...

3,05 por um transporte onde quase 100% dos usuários estão insatisfeitos, é um absurdo. Do texto só tenho elogios bem escrito e por uma boa causa onde todos nós temos de defender.

Bruno Linhares disse...

Estava fazendo umas contas...
Antigamente eu "ganhava" vale transporte da empresa onde trabalho. Era-me cobrado 6% em cima do vencimento básico para me dar um riocard com o suficiente para pagar 44 passagens (22 dias de trabalho/mês, ida e volta).
Àquela época, meu salário era baixo o suficiente para estes 6% não custarem mais que o montante de passagens.

Por exemplo: se, em 2013, eu ganhasse $1500, 6% disso é $90 que é bem menos que os $134,20 que eu pagaria do próprio bolso por mês.

Atualmente, felizmente, é mais vantajoso custear as passagens do próprio bolso, já que 6% do meu salário atual é bem mais que o custo da passagem.

Meu ponto é: a maioria da população que trabalha está na primeira situação, não? Não é fácil para a prefeitura tapar os ouvidos para os reclames do "proletariado" por causa disso?
Quer dizer, não é bem a classe trabalhadora que sai mais prejudicada, mesmo SEM aumento de salário...

É só uma tentativa de analisar o caso.

Bitter Cruz disse...

Cara, ótimo texto. Parabéns... ;)

Mas tenho uma dúvida: qual seria o significado exato de "Freixete"? Alguém que era a favor da candidatura do Freixo e contra o Paes? Temo me enquadrar nessa categoria então... :)

A questão é que ano que vem, a maioria da população esquecerá em quem votou. Esquecerá até quem é o Prefeito. Eu vou tentar não deixar as pessoas esquecerem através do Facebook, mas meu alcance é muito reduzido... Conto com a ajuda de vocês... ;)

Lucas Pimentel Coelho disse...

Nem mesmo uma petição com 1 milhão de assinaturas é visada, a exemplo do Ficha Limpa que passou a vigorar mais pro pressão global do que as assinaturas junadas, lembro do STF debatendo a legitimidade do Ficha Limpa, logo... O significado de Freixete é o mesmo que eu dizer que o cara que vota no nos partidos contrarios a ideologia são uns imbecis, ignorantes o que não acontece e muito menos é real, não existe freixete pela propria definição de vcs pq se era modinha e a eleição acabou agora não é mais modinha, então o modinha, que não tem mais argumentos contra o PSOL que em todos os estados que foi votado está colocando a maquina publica pra funcionar como deveria, é quem intitula os eleitores do partido... Fora uns comentarios idiotas que eu sou obrigado a ler aqui e que me faz pensar cada vez mais que a sociedade tá perdida o texto é muito bom e a convocação melhor ainda, mas esqueçam petição via internet, isso é a mesma coisa que reclamar ao vento pra ninguém, ninguém leva essas petições a sério vamos falar a verdade, o importante é sairmos na rua, é parar a cidade, a proposta ta ai, o abuso tá ai, só falta mesmo o povo acordar...

Bruno Linhares disse...

Olá, Bitter.

Freixete vem de tiete. Foi o termo usado pra referenciar os fãs inconseqüentes do Freixo. Aqueles que se comportavam como se estivessem falando de um superherói. Capazes de negar que o Freixo solta pum, se isso pudesse contribuir pra imagem do psolista e ajudar a elegê-lo.

Essa classe de cidadãos ficará adormecida até emergir um novo ídolo das massas pré-fabricado.

Gabriel Amaral disse...

Bitter, "Freixete" é aquele fã mais exaltado do Marcelo Freixo que imagina nele o salvador da pátria. Nada contra os lúcidos que o viam como opção e tinham suas reservas. De todo jeito, assim como você pretende fazer valer o poder da mídia social, que é diminuto, mas barulhento, tentarei no BLOG fazer o mesmo.

Abrçs

Gabriel Amaral disse...

Lucas, a definição que Lucas e eu temos dos "freixetes" é a do indivíduo que vê no Freixo o Salvador da pátria, ou seja, nada que não seja bandeira do Freixo presta. Os outros podem até ter sido modinha, podem ter feito a escolha deles baseados em análises, o que acho improvável. O que quero é juntar todos, ainda que a petição não seja levada a sério. São nossas ações, principalmente as vindas de pessoas como vc, Gustavo, Lucas, Renan, Paula e tantos outros que poderão no futuro mudar o rumo devastador que tomamos. Por isso, todos à luta.

Jardel disse...

ótimo texto Gabriel.Durante as eleições todos nós debatemos quem seria o melhor candidato,e apesar de muitas divergências de ideia,todos nós(pelo menos a maioria) percebemos uma mudança importante nessa eleição de 2012.As pessoas se mostraram mais interessadas na política,e concordo com você que os jovens voltaram a participar ativamente, seja pelas redes sociais ou nas ruas mostrando apoio aos seu candidatos.Mas as eleições passaram e agora todos nós temos que apoiar a cidade e lutarmos para que seja uma cidade melhor,mas principalmente melhor para quem vive aqui.Com o atual lucro das empresas, não se justifica o aumento por tais alegações, visto o preço atual da tarifa, e que é superior a qualquer estado da federação Brasileira, até mesmo maior que cidades consideradas mais custosas como São Paulo, e tendo vista a perda de renda por parte do trabalhador já que o aumento se dará acima de qualquer reajuste salarial previsto, ocasionado apenas em perda de renda para a população.Coletando assinaturas suficientes, poderemos mover ação civil publica, que julgada procedente,impedirá tal absurdo.