segunda-feira, 6 de maio de 2013

Matemático morreu. Antes ele do que eu.


Não sou grande fã da polícia, nunca gostei dessa instituição que nos últimos anos vem aparecendo mais na nossa televisão por causa de seus erros e corrupções, do que pelos acertos e benefícios para a sociedade. Acho que a polícia deveria ser mais preparada, mais valorizada e principalmente mais bem remunerada, para que mais pessoas de bem queiram ter essa profissão que é de grande valia em qualquer lugar do mundo. Não vou discutir os motivos porque eles são tão despreparados, esse não é o foco do texto, mas sim a mania de que tudo que a polícia faz no Rio de Janeiro é errado. Não, não é. Nem sempre o vilão é o homem de farda.

Nessa última semana, vazaram imagens de uma operação do ano de 2012 da Polícia Civil. Até o sensacionalista Fantástico passou-as na televisão. Nestas, a polícia aparece caçando o traficante Matemático, que comandava o tráfico de mais de quatro favelas no Rio de Janeiro, era responsável por algumas mortes e por causar terror nas comunidades mais pobres da Zona Oeste da nossa cidade. Nas imagens, a polícia aparece atirando em áreas residenciais contra o traficante e usando uma conduta, que é considerada pelos “especialistas”, inapropriada.

Eu, um leigo nisso, vi a polícia sendo truculenta, mas agindo de forma certa.  Com um sujeito que é um perigo pra sociedade, tem que atirar pra matar mesmo. Tem que ser violento, assim como eles são para com a população. A ação foi em uma área residencial e obviamente algum inocente poderia ter sido atingido, mas não foi. Nenhum inocente foi morto. Então foda-se! Parabéns para a polícia do Rio de Janeiro, que acabou com um traficante perigoso.

Mas aí vem a rapaziada hipócrita e a galera dos direitos humanos: “ah, mas podia ter matado alguém” “Se fosse em Ipanema, a atuação da polícia não seria violenta daquele jeito” “Não deveria ter matado o traficante, ele é um ser humano”. Parem com essa palhaçada, ele só não deve ser morto porque não matou um familiar de vocês, não botou nenhum amigo seu no vício da droga, não estuprou ninguém da sua família. Bandido bom é bandido preso, mas se ele puder ser morto MELHOR AINDA.

Marcelo Freixo e Rodrigo Pimentel, que eram figuras que eu respeitava até o momento, dizendo que a operação estava errada, que foi muito perigosa. Esses dois, que já estiveram no combate direito contra o tráfico e milícias, deveriam saber que com essa gente não se deve brincar. Eles não tem nada a perder e se tiver que matar você ou sua família, eles o farão. Me admira um ex-policial do BOPE e um homem que já foi ameaçado pelo poder paralelo terem cuidados especiais com bandido. Aos dois, faltarei com respeito nessa ocasião, mas: vão tomar no meio do cu!

O meu Rio de Janeiro é mais importante que vocês!

A Rede Globo e vocês passando a mão na cabeça de vagabundo. Que mundo é esse? Eu sou o errado por apoiar uma operação que matou um traficante e não matou nenhum inocente? Eu não apoio a violência a troco de nada, mas acho que foi muito válida essa operação. Reitero: com traficantes, esse deve ser o modus operandi. Fecho o texto dizendo que se ele fosse preso, deveria tomar prisão perpétua e se culpado por muitas mortes, seria a favor da pena de morte para a justiça realmente ser feita. 

13 comentários:

Unknown disse...

Quando vi a publicação de Marcelo Freixo em sua página no facebook, realmente perdeu boa parte de meu respeito e com certeza meu voto nas eleições futuras caso ele saia como candidato, é incompreensível como alguém como repudiar uma operação de extremo sucesso feita pela polícia, matou um dos milhões de câncer que ameaçam nossa sociedade. Concordo com tudo escrito por voce Lucas.

Viviane disse...

Pessoal gosta de fazer um fuzuê incrível por causa disso. Era bandido, se ele não morresse na mão da polícia ia morrer na mão de outro bandido. Se tivesse sido assassinado com requintes de crueldade por outro criminoso ninguém falava nada, mas como morreu durante operação policial, todo mundo tem dó. Vamos parar de ser hipócritas né?

Guilherme disse...

Eu concordo com uma pequena parte do texto, realmente a imagem que fica da polícia é negativa, mas o policial não faz apenas coisas ruins, o que acontece é que a mídia destaca o feito negativo do policial e ignora os positivos. Porém o acontecido foi de fato uma atitude no mínimo insensata da polícia. Essa instituição serve para alguma finalidade, e esta é a de proteger os cidadãos, acredito que atirar em uma área residencial não esteja incluída nessa finalidade. Caso isso acontecesse perto da casa de um de vocês, vocês poderiam medir o risco do ocorrido. Além desta questão existe outra mais complexa, muitos dizem que "Bandido bom é bandido morto", falar isso configura em uma involução de 3790 anos aproximadamente, voltaríamos para os primórdios das leis, a Lei de Talião (mais conhecida pela máxima "olho por olho, dente por dente"). O que deveria ter acontecido era o traficante ser preso, e pagado pelos crimes dele. Ah você não gosta de como a lei é aplicada no Brasil? Acha que no Brasil as leis são brandas? Então APRENDA A VOTAR! Você tem a oportunidade de escolher seus representantes do legislativo, são eles que fazem as leis... O que não se deve fazer é aplaudir quando um comandante de uma operação da Polícia Civil diz que tomou uma atitude que colocou cidadãos inocentes em risco, porque o "blindado" deles estava quebrado (como o apresentado durante a entrevista dele com o Fantástico). Enfim não sou aquele mala dos direitos humanos, mas não gostaria de ter uma perseguição dessas perto de casa.

Gabriel Amaral disse...

Adonias, o Comandante da operação fez o correto. Tinha uma decisão pra tomar em segundos e a tomou corretamente. Matou o vagabundo. E se fosse perto da sua casa, Gabriel? O mesmo, queridos! Tem que matar o vagabundo. Tem é que matar mais vagabundos. Quem quiser se alinhar com eles que se alinhe. E tome bala também. Marcelo Pastelão Freixo, de quem não tenho birra, mas é óbvio que vi primeiro quem ele era e o pouco que representa, enfim, disse algo que presta. Textualmente: "É inadmissível que a ação da polícia seja tão diferente em Ipanema e (ele quis dizer ou) em qualquer outro território da Zona Oeste ou da Zona Norte. A dignidade não pode ter CEP. O que a gente espera é que a polícia tenha o mesmo padrão de ação em qualquer lugar do Rio de Janeiro."

É isso. Freixo está certo! Quando o helicóptero da polícia sobrevoar as coberturas dos maconheiros de Ipanema, é fogo neles, é bala neles. Com a minha benção e com a benção de Marcelo Freixo, o galã até a última ponta.

Marcia Coutinho disse...

Achei uma falta de assunto da poderosa Globo colocar isso no ar que já foi a tanto tempo e realmente não matou nenhum inocente, e tem mais quando mata é porque a galera vê que o bicho tá pegando e sai na rua pra levar filho na escola, ir no mercado ou até mesmo de curiosidade.Engraçado é que a comissão de direitos humanos não apareceu quando o menino de Magé foi estrangulado pela manicure, quando os turistas foram assaltados e estupraram a moça,quando torturam e matam animais etc.... etc... Tô com meu filho polícia despreparada, mau remunerada,corrupta etc... etc... Mas quando fazem uma coisa boa ninguém elogia. Até hoje eu era Marcelo Freixo inclusive votei nele porém hoje ele deu uma de Fraga do filme tropa de ele quis aparecer bancando o bonzinho juntamente com o Pimentel que eu soube de fontes fidedignas que já chorou porque não queria subir o morro numa operação,então Comissão de Direitos humanos junto com Freixo, Pimentel e Globo vão tomar no cú tranquilo. Sem mais.

Unknown disse...

Guilherme,

Ninguém quer uma perseguição e nem tiroteios perto de sua casa, nem eu, nem você, nem Marcelo Freixo, nem ninguém. Mas estamos num lugar em que certas vezes não podemos fazer nada sobre.
Infelizmente, as UPPs só funcionam na Zona Sul, fazendo com que a concentração de bandidos fique nas áreas mais pobres, tornando esses locais suscetíveis a isso.

Pra mim, mesmo truculenta, a operação estava certa. Matou um dos maiores traficantes e nenhum inocente. O resto é patifaria.

Unknown disse...

Gabriel e Viviane,

Pelo visto, vocês estão comigo na opinião.

Prefirimos ver um traficante morto de forma "errada", do que ver uma pessoa inocente morrer pelas mãos desse vagabundo.

Obrigado pelo comentário.

Guilherme disse...

Não da pra justificar o ocorrido falando que as UPPs nesses lugares não estão dando certo.
Não tô nem falando que esses bandidos não estariam melhores mortos, mas existe o jeito certo e existe o jeito errado. A polícia escolheu o jeito errado e se ferrou porque caiu na mão da Globo.

Anônimo disse...

É lógico que a polícia não vai agir do mesmo modo em todos os lugares da cidade, afinal ela não é recebida a tiros (de armas mais potentes do que as deles, diga-se de passagem) em todos os lugares da cidade.
Se eles forem recebidos pacificamente eles tem de agir pacificamente, se eles forem recebidos a pauladas eles tem que descer a paulada e onde eles forem recebidos a tiros eles tem que apertar o gatilho sem medo, ou melhor, com medo, medo de morrer.

Pedro Ivo Oiveira

Anônimo disse...

Curti o texto, mas sei lá..

Se o fim justificar os meios SEMPRE, onde pode parar a sociedade?


Daniel Ribeiro

Anônimo disse...

Curti o texto e respeito a opinião, mas sei lá..

Se o fim justificar os meios, onde pode parar a sociedade?


Daniel Ribeiro

Anônimo disse...

desconsidere esse, considere o abaixo.

Rebecca ; ) disse...

Sinceramente? Não confio na policia. Não sei quem esta certo ou errado mas, apesar da mídia torcer tudo, acho que policiais tem sua grande parcela de culpa. Penso que inocentes não foram atingidos por sorte. Policiais e ladroes, ao meu ver, atiram e não estão nem ai pra onde a bala vai pegar. E em relação aos nossos políticos, nunca achei que Marcelo Freixo fosse ser diferente.. Era só mais um querendo voto. ; )