sábado, 8 de junho de 2013

Sobre o vestibular e tudo de antes da prova

                Estou pra escrever esse texto há muito tempo, mas agora que finalmente fui aprovado em um vestibular, eu estou “apto” a falar de tudo que acontece “nessa área”, desde a reprovação até a aprovação. Pra quem não sabe, eu estou cursando Ciências Sociais na UERJ e já terminei o curso de Licenciatura em História na UVA. Vou contar a minha história em vestibulares brevemente: fiz em 2009 pela primeira vez, mas com 18 anos eu era um tremendo vagabundo e só queria saber de pegação e saídas noturnas. Conclusão: não passei pra PORRA nenhuma, fui estudar numa faculdade particular (bacana, mas cara e paga pelos meus pais, o que eu não queria). Porém, ano passado, quando tomei um pouco de tendência e vergonha na cara e consegui passar para o curso que queria e tirei onda. É isso.

                Sempre que a gente vai fazer vestibular pela primeira vez fica aquele nervosismo, mas ao mesmo tempo fica aquele sentimento de “é minha primeira vez, é só uma experiência, eu posso me ferrar”, mas no fundo você tá doido pra se dar bem e calar a boca de todo mundo que não acredita em você. Eu dei a sorte de não ir mal, como muitos dos meus amigos, mas isso foi ruim porque criou uma falsa esperança na família. Todo mundo achou que eu ia passar.

Estudou? Se não, tem que estar com muita sorte...

                Família é tudo igual, já cansei de falar isso, mas na hora do vestibular elas se dividem em dois grupos: os que te cobram até o final e ficam fazendo pressão na sua cabeça pra você ficar ainda mais nervoso na hora da prova e o segundo, que é aquele que finge que nada está acontecendo, pra que você não fique atordoado, mas lá no fundo vai ficar “puto” se você não passar. Não estou falando isso pra preocupar vocês, mas saibam que essa é a realidade. Esse segundo caso é o mais recorrente e foi o que aconteceu aqui em casa. Não tomei bronca, mas o pessoal esperava alguma coisa. Erraram feio.

                Eu me guiava pelas dicas que professores e internet davam na época. “Não saia no dia anterior, não coma nada pesado, não tome bebida alcoólica, não estude no dia anterior” e fiquei mega ansioso. Mas quando você faz pela segunda vez ou pela terceira, já não segue mais nada, come chocolate pra cacete, bebe uma cachaça pra acalmar mesmo e ainda tem uns suicidas que ainda saem pras boates no dia anterior e acordam com a cabeça estourando (não recomendo), pra curar a ressaca na prova. Conheço gente que já fez isso e ainda assim passou.

Desespero e aflição são típicos em ano de vestibular

                Uma coisa que sempre acontece com vestibulando no dia antes do vestibular é ficar acordando a noite inteira, ao invés de ter uma boa noite de sono. Se isso tem acontecido com você, pode ter certeza que é normal. E na hora de separar o material, que você NUNCA acha uma caneta que funcione? Até parece que elas estão nervosas para a prova também. É nessa hora também que surgem as superstições bobas: “cueca da sorte”, “caneta da sorte”, ir com tal cor de camisa pra dar boas vibrações. Amigos, pra passar, tudo é válido e aceitável.


                Bem, aqui no RJ amanhã (09/06) temos a 1ª prova de qualificação da UERJ, desejo boa prova a todos os meus amigos que vão fazer e aos leitores do blog também. E pra quem não estudou: boa sorte!

2 comentários:

Gabriel Amaral disse...

DDPE também é informação e utilidade pública, meu caro Lucas.
Feliz por vc ter passado pra UERJ, e vc sabe disso, ainda mais pq depois disso seus surtos bipolares sumiram. Ufa!
No caso da UERJ, amanhã, ao menos há um aprova decente. Pra quem faz o ENEM, de minha parte sobra somente um lamento, pq o MEC é pra lá de servil, partidário e o pior: incompetente. Recomendo aos vestibulandos de amanhã tranquilidade e sorte!

Anônimo disse...

Eu fiz vestibular e enem umas vezes antes de terminar o colegio. Mas nao passei. Pq na realidade eu não me sentia apto pra cursar uma universidade com 18/19anos. Por motivos pessoais. Decidi ficar um ano sem estudar nada obrigado (materias de colegio e prevest. Fisica quimica matematica historia geografia... enfim; TODAS as materias de colegio nao foram estudadas por mim. A nao ser ingles, mas eh outra historia hehe idiomas sao legais de estudar) e depois entrar pra faculdade rs. Foi a melhor coisa q eu fiz rs.
Bom, esse papo de frequentar aulas e seguir dicas dos professores eu acho desnecessário. Evidentemente, nao devemos ir pra night numa noite antes das provas. Pq cansa. Mas fora isso... pra mim provas de ingresso a universidades soh tem conhecimentos gerais... se o povo reclama eh porque nao possui tais conhecimentos... e se nem isso o pessoal tem como quer entrar pra faculdade... pra esse pessoal realmente fica dificil, a unica saída é largar a vida social mesmo.
Nao desejo sorte a voces. Eu desejo que voces acumulem conhecimentos, porque eh a unica coisa que eh impossivel alguem tirar de voce.
Ingrivid